Mariana Albuquerque
Copywriter at Rothco, part of Accenture Song
Dublin 7, Ireland
TitleDescubra o que o Lucas quer falar pra você
Agency
Campaign Verdade Escondida
Advertiser Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
Brand BandNews
Date of First Broadcast/Publication 2017 / 4
Business Sector TV/Radio Programs & Stations
Story (original language) Depoimentos de três diferentes famílias que nos primeiros momentos parecem histórias cotidianas são, na verdade, casos de violência doméstica. “Verdade Escondida” é a nova campanha que a BandNews lança para chamar a atenção das pessoas e estimular a denúncia por parte de quem sofre com o problema e precisa de ajuda.



A campanha, criada pela agência Ogilvy Brasil, é composta por vídeos que foram postados exclusivamente no YouTube. Para mostrar a realidade que de fato representa as famílias retratadas, a agência utilizou como recurso os atalhos de teclado do próprio YouTube – quando se está assistindo um vídeo na plataforma, é possível fragmentá-lo ao digitar uma das teclas do computador, de 1 a 0. O vídeo, portanto, fica dividido em 10 partes iguais, sempre proporcionalmente ao seu tamanho.



Nesta campanha, o que a Ogilvy fez foi juntar palavras já presentes nestes depoimentos e com elas formar frases de denúncia. A partir de um certo tempo, depois que a pessoa começa a contar a sua história, aparece a seguinte mensagem escrita no vídeo: “Quer ouvir a verdade? Digite agora 180 no teclado do computador”. Ao digitar este número, o vídeo é editado juntando três palavras diferentes e formando assim uma frase de denúncia.



A frase é diferente para cada vídeo. Ao digitar 180, “Ele me bate” surge no relato da mulher que fala da sua história de vida com o marido, do momento de emoção quando foi pedida em casamento, da festa que estão organizando juntos, tudo aparentemente muito feliz. “Tô presa em casa” aparece em outro depoimento feminino – a mulher, ao lado do marido, relata que o programa preferido do casal é ficar em casa vendo TV e que ele não gosta que ela saia pela questão da violência das ruas. “Ele abusa dela”, por sua vez, completa a campanha com o depoimento de um irmão ao descrever a relação de sua irmã com o pai deles – ele fica muito tempo com ela ao passar o dia estudando para o vestibular.



A campanha tem como objetivo incentivar que as pessoas denunciem casos de violência, por isso o número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, canal criado para receber essas denúncias e orientar mulheres vítimas de violência.
Media Type Television
Length
VP Creative
Executive Creative Director
Copywriter
Creative Director
President
Copywriter
Art Director
Art Director
Director of Photography (DOP)
Production Company

People related to this work

Related Ads

Trending

Create a free Talent profile and become a member of AdForum

Get Started